sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta Feira 13

Sexta Feira 13 já é de meter medo.
Quando ela cai em agosto (o tal mês do desgosto), então, melhor redobrar a atenção.
Considerada dia de má sorte para alguns. Estudiosos acreditam que várias histórias contribuíram para que esse mito se espalhasse. Uma delas é a associação do dia da semana em que Jesus teria sido crucificado com o 13. O número também corresponde aos presentes na Santa Ceia (Ele e mais 12 apóstolos), quando teria sido traído por Judas.
Outra versão é que em 13 de outubro de 1307, o rei francês Filipe IV declarou ilegal a Ordem dos Templários (exército cristão que protegia os fugitivos da Terra Santa) e mandou prender e torturar os cavaleiros.
Desde a Antiguidade, dizem que as bruxas andam soltas às sextas, mas para elas o 13 é sinal de sorte, porque há 13 mudanças de lua por ano. Para outros, no entanto, o número é cheio de superstição (acreditar que algo pode fazer mal). Há quem não viaje nem tome decisões importantes nessa data e na Europa e nos Estados Unidos é comum muitos prédios não têm o nº13, não tem o 13º andar, não têm apartamento nº 13, as poltronas dos cinemas e teatros não têm o nº13.
A superstição faz parte da cultura popular e é transmitida de uma geração a outra. Mas a gente não pode deixar de fazer nada por causa disso. O que traz má sorte é ficar pensando em coisas ruins.

3 comentários:

  1. Sabe o que eu acho mais engraçado: ADORO o número 13, me casei em 31 (se reparar é 13 invertido) de Agosto, meu filho e meu marido nasceram em Agosto!!!! Ou seja: estou cercada!!! Mas mesmo assim me sinto afortunada por todas essa coincidências!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Supertição é tanta que até em avião não existe o número 13.

    ResponderExcluir